É PROIBIDO PERMITIR (Costa Senna e Marco Haurélio)
Cante esse refrão por aí!
"É proibido permitir"
Cante esse refrão por aí!
"É proibido permitir"
É proibido permitir que a maldade
Tome conta do mundo em que vivemos
Que nos roubem o pouco que ainda temos
De prazer, de paz e dignidade
Permitir que a tal obscenidade
Nossa mente invada sem sair
É proibido deixar se esvair
O amor, que é o que nos faz humanos
É proibido permitir que os tiranos
De nós roubem o direito de existir
Dia 26/08, 5ª. Feira , 19h – III ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS - Encontro do público com os poetas cordelistas Nando Poeta e Cacá Lopes e suas construções literárias e que tem como pano de fundo: o Cordel (manifestação impressa em versos metrificados e rimados), a exposição de folhetos, a xilogravura, a leitura de cordel e a poesia tradicional nordestina
Postado por Varneci Nascimento em 15/08/2010 00:22
CARAVANA DO CORDEL RECEBE POETAS BAIANOS
Antônio Barreto, poeta baiano, participou brilhantemente do Encontro da Caravana do Cordel na Belmonte, no último dia 14/08. Professor que tem levado essa literatura as escolas de Salvador e também no interior do Estado. Estava também presente no evento Rita acompanhando o poeta. Barreto recitou, tocou gaita, enfim mostrou o que é possível fazer com o cordel.
Franklin Maxado recitou, teatralizou, pulou e caiu no chão, tudo para mostrar a versatilidade do cordel, que é realmente “um estilo de vida”. Esse poeta foi um dos primeiros a levar o cordel em São Paulo a vários recantos da cidade. Radicado atualmente em Feira de Santana, Maxado tem feito do cordel uma arma poderosa na divulgação dos valores regionais e nacionais.
Obrigado pela presença dos dois ilustres poetas, vocês fizeram a Caravana do Cordel ficar ainda mais bonita.
Outro destaque do evento foi o lançamento do livro AS BABUCHAS DE ABU KASEM do poeta Marco Haurélio, pela editora Conhecimento, dirigida pelo Flávio Martins que prestigiou todo evento.
--------------------------------------------------------------------------------
Postado por Varneci Nascimento em 10/08/2010 21:43
CARAVANA DO CORDEL FAZ PARADA NA BELMONTE
CARAVANA DO CORDEL RETORNA A BELMONTE
O Mundo do Cordel para Todo Mundo!
Com lançamento de Livros, música, cantoria, recital de cordel e de poesia matuta.
Feira de Cordel e Exposição de Xilogravuras.
O Movimento-Escola Itinerante Caravana do Cordel formado por Professores, Poetas Cordelistas, Cantadores, Declamadores, Músicos, Atores, Repentistas, Xilógrafos e Folcloristas, em sua maioria nordestinos radicados em São Paulo, desta vez, aporta na Zona Sul de São Paulo/SP.
Local: Biblioteca Belmonte
Rua Paulo Eiró com a Mário Lopes Leão – Praça Floriano Peixoto – Metrô Largo Treze - Santo Amaro
Horário: 16h00 - 14/08/2010
Será motivo de muita honra e alegria contar com a sua presença!
Venha com todos os amigos e familiares!
Confirme sua presença: varnecicordel@yahoo.com.br
Charles Perrault / Varneci Nascimento
ilustrações: Rogério Coelho
BRANCA DE NEVE
Irmãos Grimm / Varneci Nascimento
Ilustrações: Andrea Ebert
A coleção Contos em Cordel resgata o texto original dos clássicos infantis e reconta as histórias na linguagem poética do cordel. O Pequeno Polegar, escrito em 1697 pelo francês Charles Perrault, conta a história do pequeno menino, caçula de uma família de sete filhos, que enfrenta um perigoso Ogro para salvar a vida de sua família. Branca de Neve, cuja história ficou conhecida pela versão Disney, foi escrita pelos Irmãos Grimm em 1812. Na versão original, a malvada madrasta planeja quatro vezes a morte da princesa com o objetivo de se tornar a mulher mais bela do mundo.
A versão dos clássicos em cordel resgata a oralidade das histórias populares e privilegia uma poesia tipicamente brasileira, nascida no Nordeste e difundida por todo o país. As ilustrações em estilo de xilogravura representam a marca registrada desse gênero literário.
Os autores
Varneci Nascimento nasceu em Banzaê (BA), em 24 de abril de 1978. Formado em História pela Universidade Estadual da Paraíba, é autor de mais de 200 folhetos de cordel sobre as mais variadas temáticas. Ministra palestras sobre a arte do cordel em universidades, associações, escolas e bibliotecas. Em 2008, adaptou para o cordel o clássico Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Rogério Coelho nasceu em São Paulo (SP), em 10 de maio de 1975, e trabalha como ilustrador desde 1997. Já ilustrou mais de 50 livros de literatura infantojuvenil e recebeu diversas premiações pela FNLIJ. Em 2007, seu trabalho foi vencedor do Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre (RS). Rogério mora em Curitiba (PR) com a esposa Regina e seus três filhos: Gabriel, Pedro e Laís.
Andrea Ebert nasceu em São Paulo, em 1970, e é formada em moda pela Universidade Anhembi-Morumbi. Mora em Natal desde 1996; por qualidade de vida e profssional, escolheu uma cidade com sol, mar, vento e cores. Já ilustrou vários livros e cada um para ela é muito especial. Na sua infância o filme da Branca de Neve a marcou muito, e quando ela estava ilustrando este livro teve que desconstruir o que tinha na sua memória.
A edição luxuosa de O Pavão Misterioso em quadrinhos
As editoras Luzeiro, de São Paulo, e Tupynanquim, de Fortaleza, lançaram em parceria O Pavão Misterioso – Cordel em Quadrinhos. A edição luxuosa faz parte do acervo da Editora Luzeiro que herdou a quadrinização do clássico do cordel da antiga Editora Prelúdio, uma das primeiras editoras de São Paulo. Lançado na década de 60, o trabalho de Sérgio Lima sobre o texto de José Camelo encabeçou a coleção de cordeis quadrinizados dirigidos ao leitor de HQs.
Com nova paginação e adequação dos balões a obra tomou nova vida e alçou novo voo. O Romance do Pavão Misterioso é, talvez, o clássico mais importante do Cordel Brasileiro, bem como o mais conhecido. Aproveitado pela televisão, pela música e pelo teatro transformou-se em obra síntese, modelar. Acompanha essa fama o seu rico percurso histórico. Desde sua primeira publicação, o “folheto do Pavão” já vendeu aproximados 20 milhões de exemplares.
A quadrinização descoberta pelo pesquisador Marco Haurélio concretizou a parceria com o editor cearense Klévisson Viana, reconhecido quadrinista, ganhador de três prêmios HQMix. O resultado é uma obra prima dos quadrinhos em um casamento feliz com a tradicional forma poética do cordel. Os traços impecáveis de Sérgio Lima deram vida ao intrépido Evangelista e sua amada Creusa, protagonistas da narrativa. Escrito na primeira metade do século passado, o texto é visionário ao apresentar a máquina, que viria a ser o helicóptero, usada para raptar a bela condessa.
O leitor tradicional do cordel e os amantes das HQs tem, agora, a oportunidade de guardar para sempre um tesouro valioso: O Pavão Misterioso atemporal, com ecos de As Mil e Uma Noites e cheiro de ficção científica, voando para seus olhos, movido pelo mesmo combustível que, há séculos, impulsiona a criação artística: o sonho.
Pavão Misterioso – Cordel em quadrinhos
José Camelo de Melo Resende e Sérgio Lima
Repaginação e balões de Klévisson Viana
Editora Luzeiro, Tupynanquim Editora
ISBN 978-85-7410-019-7
21cm X 28cm
48 páginas, R$ 25,00
Confira as páginas biográficas dos autores
Nando Poeta, cordelista potiguar, que atualmente reside na cidade de São Paulo, lançou no dia 24(Terça-feira)de maio de 2010, os folhetos "Socialismo e as igrejas", uma adaptação da obra de Rosa Luxemburgo para cordel, e "O tolete de Itu" em parceria com sua filha Maria Clara.
Na ocasião compareceram amigos, cordelistas e seus familiares.Houve um saráu e muitas falas homenageando o poeta.
Nando é membro da Caravana do Cordel que une vários cordelistas que percorrem a cidade de São Paulo divulagando a Literatura de cordel.
Nando, parabéns pelo blog! temos que usar todas as ferramentas possíveis pra difundir nossa arte.
ResponderExcluirAdmiro sua luta, seus versos em prol de um mundo melhor!
AbraçoSONS! CACÁ LOPES
29-08-2010