quinta-feira, 8 de julho de 2010

EVENTOS








É PROIBIDO PERMITIR (Costa Senna e Marco Haurélio)
Cante esse refrão por aí!
"É proibido permitir"
Cante esse refrão por aí!
"É proibido permitir"

É proibido permitir que a maldade
Tome conta do mundo em que vivemos
Que nos roubem o pouco que ainda temos
De prazer, de paz e dignidade
Permitir que a tal obscenidade
Nossa mente invada sem sair
É proibido deixar se esvair
O amor, que é o que nos faz humanos
É proibido permitir que os tiranos
De nós roubem o direito de existir



Dia 26/08, 5ª. Feira , 19h – III ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS - Encontro do público com os poetas cordelistas Nando Poeta e Cacá Lopes e suas construções literárias e que tem como pano de fundo: o Cordel (manifestação impressa em versos metrificados e rimados), a exposição de folhetos, a xilogravura, a leitura de cordel e a poesia tradicional nordestina





Postado por Varneci Nascimento em 15/08/2010 00:22

CARAVANA DO CORDEL RECEBE POETAS BAIANOS
Antônio Barreto, poeta baiano, participou brilhantemente do Encontro da Caravana do Cordel na Belmonte, no último dia 14/08. Professor que tem levado essa literatura as escolas de Salvador e também no interior do Estado. Estava também presente no evento Rita acompanhando o poeta. Barreto recitou, tocou gaita, enfim mostrou o que é possível fazer com o cordel.
Franklin Maxado recitou, teatralizou, pulou e caiu no chão, tudo para mostrar a versatilidade do cordel, que é realmente “um estilo de vida”. Esse poeta foi um dos primeiros a levar o cordel em São Paulo a vários recantos da cidade. Radicado atualmente em Feira de Santana, Maxado tem feito do cordel uma arma poderosa na divulgação dos valores regionais e nacionais.
Obrigado pela presença dos dois ilustres poetas, vocês fizeram a Caravana do Cordel ficar ainda mais bonita.
Outro destaque do evento foi o lançamento do livro AS BABUCHAS DE ABU KASEM do poeta Marco Haurélio, pela editora Conhecimento, dirigida pelo Flávio Martins que prestigiou todo evento.


--------------------------------------------------------------------------------


Postado por Varneci Nascimento em 10/08/2010 21:43



CARAVANA DO CORDEL FAZ PARADA NA BELMONTE
CARAVANA DO CORDEL RETORNA A BELMONTE

O Mundo do Cordel para Todo Mundo!

Com lançamento de Livros, música, cantoria, recital de cordel e de poesia matuta.

Feira de Cordel e Exposição de Xilogravuras.

O Movimento-Escola Itinerante Caravana do Cordel formado por Professores, Poetas Cordelistas, Cantadores, Declamadores, Músicos, Atores, Repentistas, Xilógrafos e Folcloristas, em sua maioria nordestinos radicados em São Paulo, desta vez, aporta na Zona Sul de São Paulo/SP.

Local: Biblioteca Belmonte
Rua Paulo Eiró com a Mário Lopes Leão – Praça Floriano Peixoto – Metrô Largo Treze - Santo Amaro
Horário: 16h00 - 14/08/2010

Será motivo de muita honra e alegria contar com a sua presença!
Venha com todos os amigos e familiares!

Confirme sua presença: varnecicordel@yahoo.com.br









O PEQUENO POLEGAR
Charles Perrault / Varneci Nascimento
ilustrações: Rogério Coelho









BRANCA DE NEVE
Irmãos Grimm / Varneci Nascimento
Ilustrações: Andrea Ebert



A coleção Contos em Cordel resgata o texto original dos clássicos infantis e reconta as histórias na linguagem poética do cordel. O Pequeno Polegar, escrito em 1697 pelo francês Charles Perrault, conta a história do pequeno menino, caçula de uma família de sete filhos, que enfrenta um perigoso Ogro para salvar a vida de sua família. Branca de Neve, cuja história ficou conhecida pela versão Disney, foi escrita pelos Irmãos Grimm em 1812. Na versão original, a malvada madrasta planeja quatro vezes a morte da princesa com o objetivo de se tornar a mulher mais bela do mundo.
A versão dos clássicos em cordel resgata a oralidade das histórias populares e privilegia uma poesia tipicamente brasileira, nascida no Nordeste e difundida por todo o país. As ilustrações em estilo de xilogravura representam a marca registrada desse gênero literário.


Os autores
Varneci Nascimento nasceu em Banzaê (BA), em 24 de abril de 1978. Formado em História pela Universidade Estadual da Paraíba, é autor de mais de 200 folhetos de cordel sobre as mais variadas temáticas. Ministra palestras sobre a arte do cordel em universidades, associações, escolas e bibliotecas. Em 2008, adaptou para o cordel o clássico Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Rogério Coelho nasceu em São Paulo (SP), em 10 de maio de 1975, e trabalha como ilustrador desde 1997. Já ilustrou mais de 50 livros de literatura infantojuvenil e recebeu diversas premiações pela FNLIJ. Em 2007, seu trabalho foi vencedor do Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre (RS). Rogério mora em Curitiba (PR) com a esposa Regina e seus três filhos: Gabriel, Pedro e Laís.
Andrea Ebert nasceu em São Paulo, em 1970, e é formada em moda pela Universidade Anhembi-Morumbi. Mora em Natal desde 1996; por qualidade de vida e profssional, escolheu uma cidade com sol, mar, vento e cores. Já ilustrou vários livros e cada um para ela é muito especial. Na sua infância o filme da Branca de Neve a marcou muito, e quando ela estava ilustrando este livro teve que desconstruir o que tinha na sua memória.



A edição luxuosa de O Pavão Misterioso em quadrinhos
As editoras Luzeiro, de São Paulo, e Tupynanquim, de Fortaleza, lançaram em parceria O Pavão Misterioso – Cordel em Quadrinhos. A edição luxuosa faz parte do acervo da Editora Luzeiro que herdou a quadrinização do clássico do cordel da antiga Editora Prelúdio, uma das primeiras editoras de São Paulo. Lançado na década de 60, o trabalho de Sérgio Lima sobre o texto de José Camelo encabeçou a coleção de cordeis quadrinizados dirigidos ao leitor de HQs.
Com nova paginação e adequação dos balões a obra tomou nova vida e alçou novo voo. O Romance do Pavão Misterioso é, talvez, o clássico mais importante do Cordel Brasileiro, bem como o mais conhecido. Aproveitado pela televisão, pela música e pelo teatro transformou-se em obra síntese, modelar. Acompanha essa fama o seu rico percurso histórico. Desde sua primeira publicação, o “folheto do Pavão” já vendeu aproximados 20 milhões de exemplares.
A quadrinização descoberta pelo pesquisador Marco Haurélio concretizou a parceria com o editor cearense Klévisson Viana, reconhecido quadrinista, ganhador de três prêmios HQMix. O resultado é uma obra prima dos quadrinhos em um casamento feliz com a tradicional forma poética do cordel. Os traços impecáveis de Sérgio Lima deram vida ao intrépido Evangelista e sua amada Creusa, protagonistas da narrativa. Escrito na primeira metade do século passado, o texto é visionário ao apresentar a máquina, que viria a ser o helicóptero, usada para raptar a bela condessa.
O leitor tradicional do cordel e os amantes das HQs tem, agora, a oportunidade de guardar para sempre um tesouro valioso: O Pavão Misterioso atemporal, com ecos de As Mil e Uma Noites e cheiro de ficção científica, voando para seus olhos, movido pelo mesmo combustível que, há séculos, impulsiona a criação artística: o sonho.
Pavão Misterioso – Cordel em quadrinhos
José Camelo de Melo Resende e Sérgio Lima
Repaginação e balões de Klévisson Viana
Editora Luzeiro, Tupynanquim Editora
ISBN 978-85-7410-019-7
21cm X 28cm
48 páginas, R$ 25,00
Confira as páginas biográficas dos autores







Nando Poeta, cordelista potiguar, que atualmente reside na cidade de São Paulo, lançou no dia 24(Terça-feira)de maio de 2010, os folhetos "Socialismo e as igrejas", uma adaptação da obra de Rosa Luxemburgo para cordel, e "O tolete de Itu" em parceria com sua filha Maria Clara.

Na ocasião compareceram amigos, cordelistas e seus familiares.Houve um saráu e muitas falas homenageando o poeta.
Nando é membro da Caravana do Cordel que une vários cordelistas que percorrem a cidade de São Paulo divulagando a Literatura de cordel.



Um comentário:

  1. Nando, parabéns pelo blog! temos que usar todas as ferramentas possíveis pra difundir nossa arte.
    Admiro sua luta, seus versos em prol de um mundo melhor!
    AbraçoSONS! CACÁ LOPES
    29-08-2010

    ResponderExcluir