Nesta carta de Natal
Queremos que o cordel
Tenha reconhecimento
Do valoroso papel
Que ao longo de sua
história
Formou muito menestrel
A cultura como modo de vida, são
expressões artísticas, cientificas e filosófica, não podendo ser reduzida a
adorno e entretenimento, tratada como coisa supérflua, que se limita a uma
mercadoria.
Cabe ao poder público
possibilitar uma dinâmica cultural, por meio do estímulo à criação, acesso e
fruição às múltiplas expressões da cultura, por meio de recursos orçamentários,
como também promover um amplo debate nas várias regiões do município que
deságue na elaboração de políticas culturais para a nossa cidade, revelando a
riqueza e diversidade cultural de um povo sofrido e explorado que através de
sua arte desnuda a sua bravura artística e cultural.
Portanto as políticas públicas de
cultura devem se articular com as políticas de várias áreas (Educação,
Planejamento Urbano, Esporte, Patrimônio Histórico, Turismo), se apoiando nos
recursos públicos, de âmbito municipal, estadual e federal.
O Cordel gênero da literatura
brasileira faz parte do patrimônio nacional, revelando a riqueza de seu país e
de um povo que nas suas lutas introduziu o ingrediente da poesia, para
transformar a realidade brasileira, em que um sonho se torne realidade.
As políticas públicas para a
cultura, seja a nível nacional, estadual e municipal, ao longo do tempo,
secundarizam esse gênero da literatura, tão pesquisado por estudiosos do mundo
inteiro.
Um gênero literário que transita
com as demais artes, teatro, cinema, música, como ferramenta educacional, não
pode permanecer a margem das políticas publicas culturais de nossa cidade.
Nós, poetas, pesquisadores e
amantes da arte, participantes da I Semana do Cordelista em Natal, cansados de
ficarmos relegados pelas políticas públicas culturais de nosso município nos
insurgimos contra essa marginalidade e passamos a exigir do poder público o
reconhecimento e o apoio as atividades culturais desenvolvida pelo movimento
cordeliano desta cidade.
Apresentamos abaixo caminhos para
iniciarmos a superação dessas lacunas existente em nossa realidade que são
passos para a garantia da valorização da arte cordelistica:
1- Que o Cordel gênero da
literatura brasileira seja levado às escolas públicas e encarado como objeto de
estudo, com a garantia da instalação de CORDELTECAS nas instituições escolares;
2 – Que as secretárias de
Educação e Cultura do município constituam uma ESCOLA DE CORDEL que possibilite
a formação e capacitação de seus educadores;
3 – A Secretária de educação do
município poderia criar, em suas estruturas, Núcleos de Estudos do Cordel; com
intuito de fomentar os estudos e ações a serem desenvolvidas.
4 – Que as instituições públicas
garantam o desenvolvimento do projeto Caravana de Cordel nas escolas e praças
estimulando a participação dos poetas nesses eventos;
5 – que sejam inseridos nos temas
transversais dos conteúdos programas pedagógicos inserindo o Cordel na grade
curricular;
6 – Que a Secretarias de educação
estimule a participação dos escritores de cordel, como também os pesquisadores
nos eventos organizados pelas secretarias, como seminários, cursos, encontros e
congressos;
7 – Que as Secretárias de
educação e cultura do município, promovam a realização de concurso de cordel para
estimular o surgimento de Poetas Cordelistas, como também financiarem as
publicações de seus livros;
8 – Que seja elaborado um
programa de editoração e distribuição de Folhetos por parte do poder público;
9 - Que seja instituído o dia
DEZENOVE DE NOVEMBRO, oficialmente, como o DIA DO CORDELISTA, numa justa
homenagem ao pai do Cordel, o poeta paraibano Leandro Gomes de Barros;
10 – Adoção de políticas de
incentivo ao Cordel, a começar por privilegiar o seu uso a partir da utilização
de Folhetos em campanhas governamentais, de combate e de informações de
interesse publico, como, por exemplo: vacinação de crianças e idosos, AIDS,
DENGUE, Diabetes, Hanseníase, Pressão Arterial, Colesterol, Saneamento, Higiene
Bucal, Desnutrição Infantil,Alimentação e Nutrição, Tabagismo, Alcoolismo,
Educação no Trânsito, Educação de Adultos.
Assinam esta carta:
Abaeté do Cordel –
Cordelista,organizador da Casa do Cordel
Antonio Costa – Cordelista
Arnildo Albuquerque – Advogado
Bob Mota – Cordelista
Carlos Alberto - Pesquisador
Claudia Borges – Cordelista
Dudé Viana – Cantor e Músico
Eric Lima – Xilogravurista
Gelson Luis – Cordelista
Hélio Gomes(Hegos) – Cordelista
Jadson Lima – Cordelista
Manuel de Azevedo – Cordelista
Marcelo Othon – Músico
Marciano Medeiros – Cordelista
Nando Poeta - Cordelista
Neto Braga – Cordelista
Poetisa Tonha Mota – Cantora e
Cordelista
Rita Martins – Cordelista
Rosa Regis - Cordelista
Sebastião Bezerra(Tião da SPVA)
Sônia Godeiro – Sindicalista
Tahis Rodrigues Fernandes
Varneci Nascimento – Cordelista
Vera Lucia – Cordelista
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