domingo, 15 de abril de 2012
Tirem as mãos da Sociologia! Folha de São Paulo.Mais uma opinião errada.
Em resposta ao editorial Lição Errada, publicado pelo jornal Folha de São Paulo no dia 20/03/ 2012, nós professores de Artes, Sociologia e Filosofia da Escola Estadual Professor Alberto Conte, tornamos público nosso repúdio com o artigo, pois o mesmo traz consigo marcas de uma imprensa que prática um jornalismo do quanto mais confuso melhor, então vamos ao texto.
A Folha de São Paulo afirma que Sociologia, Filosofia e Artes não correspondem a necessidades dos alunos de ensino médio do país, e ainda deixa claro seu preconceito em relação aos professores que lecionam Filosofia e Sociologia, dando a entender que há riscos de práticas de proselitismos por parte desses professores, omitindo do leitor que essas disciplinas foram postas fora do currículo escolar nas ditaduras Vargas e Militar, negando um passado de lutas para a inclusão das disciplinas no ensino médio. O editorial continua provocando confusão quando diz que o currículo proposto pelo governo do Estado pode aumentar o fosso entre a escola pública e a particular, pois bem, em um país, onde a educação não é prioridade, mas sim privilégio de classe, o fosso é apenas uma consequência de uma sociedade de classes. E por fim observamos um discurso pró- mercado, quando diz que os conteúdos são enfadonhos e que o governo de São Paulo deveria concentrar esforços em matérias estruturantes como português e matemática. Reconhecemos a importância dessas disciplinas e de outras, mas acreditamos que Sociologia, Filosofia e Artes, como disciplinas que podem ser transformadoras no individuo e na sociedade em que está inserido, a partir do momento em que ele perceber, “o pertencer” a uma sociedade.
E por fim, observamos que a posição da Folha de São Paulo não passa da defesa de uma sociedade individualista e tecnicista, onde afirma que o retorno dessas disciplinas são apenas experimentalismos duvidosos, demonstrando o quanto a Folha confunde o leitor com tal afirmação, sendo assim, para a Folha uma educação voltada para o pensar e agir do indivíduo é apenas uma Lição Errada.
Professor: Jose Antônio – Sociologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário