segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O I FORUM DE CORDEL SE REALIZA EM SÃO PAULO





No último dia 27 de agosto de 2011, era um sábado ensolarado em São Paulo, quando poetas,pesquisadores, professores e estudantes amantes da arte se encontraram para discutir o Movimento de Cordel em São Paulo e no restante do país.
O Fórum foi aberto com a intervenção musical de Aldy Carvalho com sua excelente música e interpretação.
Muitas discussões foram feitas: a relação da tradição com a contemporaneidade no cordel,com a presença na mesa de Francisca Batista mestranda em sociologia e pesquisadora e o Poeta Moreira de Acopiara, Outro debate bastante acalorado foi sobre a história e relação do cordel com a universidade.
Nesse debate contamos com a presença de Aderaldo Luciano doutor em Literatura e a doutora em sociologia Jerusa Pires Ferreira.
Tivemos uma boa participação dos presentes nos debates que se escreveram para opinarem sobre as questões em discussão.
Além do debate teórico sobre o cordel, tivemos apresentações de poetas e músicos no evento que abrilhantaram mais ainda a realização desse evento.
Parabéns ao Movimento Caravana do Cordel que vem nesses últimos anos construindo espaço para que o amante do cordel possa reconstruir uma compreensão desse gênero da Literatura Brasileira que ainda busca o seu verdadeiro reconhecimento.
E agradecemos especialmente as pessoas que estiveram presentes pela primeira vez e que possam retornar e ser parte viva do Movimento Caravana do Cordel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário